República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
nutricao

UNIDADE DE NUTRIÇÃO

A Unidade de Nutrição Clínica foi criada a 7 de Dezembro de 2005, integrada no Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição.

A missão da Unidade é a de exercer a sua actividade clínica e de consulta em articulação com os serviços assistenciais; instituir e monitorizar terapêutica nutricional e/ou suporte entérico ou parentérico aos doentes; promover a educação alimentar individual ou em grupo; e apoiar tecnicamente os serviços hoteleiros na área da alimentação.

A sua actividade desenvolve-se de forma transversal a toda a Instituição, compreendendo essencialmente três áreas: Nutrição Clínica, Alimentação Hospitalar, Formação e Investigação.

 

1. Nutrição Clínica

Apoio ao Internamento:

É prestado mediante pedido de consulta interna efectuado pelo médico assistente. Concretiza-se pela avaliação do estado nutricional, elaboração de plano alimentar individualizado ou prescrição de suporte nutricional, monitorização dos doentes sinalizados e orientação para o domicílio sempre que necessário quando da alta hospitalar.Colabora também com o Serviço de Medicina Intensiva, procedendo à avaliação nutricional de todos os doentes internados e instituição da terapêutica nutricional.

Consulta Externa:

Consiste na avaliação e orientação alimentar/nutricional de utentes com patologias que beneficiem de terapêutica nutricional específica.

Esta consulta apenas recebe doentes enviados de outras especialidades internas.

Tipos de consulta:

– Nutrição Geral; Nutrição/Oncologia; Nutrição/Nefrologia; Nutrição/Bariátrica; Nutrição/Pediatria.

– Consulta de Nutrição integrada em equipa multidisciplinar: Alto Risco Obstétrico para a Diabetes; Diabetologia; Endo Grupo/Diabetes.

 

2. Alimentação Hospitalar

Presta apoio técnico à gestão dos Serviços Hoteleiros e realiza controlo técnico da alimentação fornecida aos doentes internados.

 

3. Formação e Investigação

Formação interna:

Efetua, sempre que solicitado, acções de formação destinadas aos funcionários do CHBV, subordinadas a temas relacionados com a área da Nutrição.

Formação pré e pós-graduada:

Participa na orientação de estágios académicos e de especialidade na área das Ciências da Nutrição e da Dietética.

Investigação:

Participa na elaboração de trabalhos de investigação na área da Nutrição Clínica, bem como na apresentação de trabalhos em Congressos nacionais e internacionais da área.

Colabora em ensaios clínicos desenvolvidos no Serviço de Endocrinologia.

 

4. Equipa

A equipa da Unidade de Nutrição do CHBV é constituída por 3 nutricionistas (Unidade de Aveiro) e 2 dietistas (Unidade de Águeda e Estarreja):

 

Unidade de Aveiro:

Isabel Albuquerque – Técnica Superior de Saúde – Coordenadora da Unidade (isabel.sousa.14022@chbv.min-saude.pt)

Carla Pedrosa – Técnica Superior de Saúde (carla.pedrosa.14094@chbv.min-saude.pt)

Marília Ferreira – Técnica Superior de Saúde (marilia.ferreira.14146@chbv.min-saude.pt)

 

Unidade de Águeda:

Martinha Rodrigues – Técnica de Diagnóstico e Terapêutica (martinha.rodrigues.53003@chbv.min-saude.pt)

 

Unidade de Estarreja:

Daniela Antunes – Técnica de Diagnóstico e Terapêutica (daniela.antunes.30209@chbv.min-saude.pt)