República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
cardiologia

Visão

Organizar um Serviço de Cardiologia de prestígio nacional e internacional, através de um atendimento de qualidade, em tempo útil e eficiente.

 

Missão

Prestar cuidados de saúde à população através de uma rede de serviços de fácil acesso, com uma eficiência técnica e social de elevado nível que permita a obtenção de ganhos em saúde;

Desenvolver atividade científica;

Prestar formação de elevada qualidade, quer na formação de novos cardiologistas, quer na formação de médicos de outras especialidades;

Reconhecimento do serviço pela comunidade;

Reconhecimento do serviço pelos cuidados de saúde primários bem como por hospitais centrais, com os quais existe uma fácil articulação bem como com a cirurgia cardíaca do CHUC;

Reconhecimento do serviço pelas sociedades científicas da área da cardiologia, com membros do serviço a integrarem as suas estruturas directivas (Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade Portuguesa de Hipertensão; Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia, Associação De Cardiologia Médico-Cirúrgica do Centro);

Reconhecimento do serviço pela Ordem dos Médicos, com cardiologistas a integrarem a sua estrutura organizacional local e regional;

A escolha do serviço para organizar exames de final de especialidade;

Temos desenvolvido ao longo dos anos ações na comunidade, integrados no dia mundial da hipertensão, no mês do coração, no dia mundial do coração, bem como na formação de alunos do ensino básico e secundário com sessões sobre suporte básico de vida em sala de aula. Temos colaborado ainda com outros serviços do hospital, em eventos por eles organizados, bem como respondemos sempre às solicitações de colaboração veiculadas pela Câmara Municipal de Aveiro.

 

História

Podemos dizer que a história do Serviço de Cardiologia em Aveiro se iniciou em 1958 com a admissão do Dr. Josué Rodrigues Póvoa para o quadro do Hospital da Misericórdia de Aveiro.

Em 19 de Maio de 1977 é entregue à comissão instaladora do hospital o Relatório da Comissão nomeada para estudo das condições a adotar no tratamento intensivo dos doentes cardíacos, em 1978 inicia-se a monitorização das situações mais graves, sendo para isso afecta uma cama do serviço de cardiologia, utilizando-se uma unidade móvel constituída por um módulo de monitorização equipado com desfibrilhador, sendo as situações registadas para avaliação futura.

Em 24 de Abril de 1980 é aprovado o Regulamento Interno do Sector de Cuidados Intensivos de Cardiologia, em 9 de Maio a Ordem de Serviço nº1/80 do Serviço de Cardiologia designa o Dr. Rogério Leitão seu coordenador e em 15 de Maio recebe o seu primeiro doente, tendo admitido até ao final do ano 183 doentes. É uma das mais antigas unidades de cuidados intensivos para doentes cardíacos existentes no nosso país.

Em 1987 recebeu o Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Aveiro, na altura integrado no Centro Hospitalar Aveiro Sul, os seus primeiros internos do internato complementar de Cardiologia e que somaram ao longo dos anos e até ao início de 2017 o número de quinze.

Encontram-se habitualmente em formação no serviço Internos do Internato Complementar de Medicina Interna, de Medicina Geral e Familiar bem como de Médicos do Ano Comum. Recebe na altura do verão alunos de Faculdades de Medicina de diferentes universidades do país.

O serviço foi ainda considerado anfitrião para a programa de formação da sociedade portuguesa de hipertensão e da Fundação Calouste Gulbenkian para clínicos dos PALOPs pelo que receberá este ano o primeiro bolseiro oriundo de Moçambique.

O serviço ainda recebe alunos do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde bem como alunos do Curso de Fisiologia Clínica da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.

 

Equipa

O quadro médico é constituído por 12 especialistas, 3 internos;

O quadro de enfermagem é constituído por 21 enfermeiros, tendo ainda durante todos os dias úteis um enfermeiro especialista em reabilitação;

O quadro técnico é composto por 12 técnicos de cardiopneumologia;

O quadro de auxiliares de acção médica é constituído por 6 elementos;

O Secretariado Clínico é composto por uma assistente técnica.

 

Atividades

A atividade no serviço reparte-se pelas 3 unidades do Centro Hospitalar:

 

Unidade de Aveiro:

Enfermaria (12 camas);

Unidade Coronária (5 camas);

Reabilitação cardíaca de fase I (em doentes internados);

Consulta Externa todos os dias úteis, de manhã e de tarde, com algumas consultas diferenciadas;

Bloco Operatório (implantação de pacemaker);

Hospital de Dia;

Serviço de Urgência;

Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, nomeadamente: Electrocardiografia (convencional, de esforço, ambulatória e registo de eventos), Ecocardiografia (M-Mode, Bidimensional, Doppler pulsado, contínuo e codificado a cor), Ecocardiografia avançada (strain e 3D), Ecocardiografia Transesofágica e de Sobrecarga (com e sem contraste), Análise electrónica de sistemas de pacemakeres e de cardiodesfibrilhadores implantáveis, Teste de Tilt, Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial, Tonometria Arterial e Velocidade da Onda de Pulso.

 

Unidade de Águeda:

Consulta Externa 2 dias por semana;

Meios complementares de Diagnóstico e Terapêutica Electrocardiografia (convencional, de esforço, ambulatória e registo de eventos), Ecocardiografia (M-Mode, Bidimensional, Doppler pulsado, contínuo e codificado a cor) e Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial.

 

Unidade de Estarreja:

Electrocardiografia convencional;

Consulta de Hipertensão Arterial (realizada por uma médica da Medicina do Trabalho em articulação com o núcleo de hipertensão do serviço.

 

Atividade Científica

O Serviço mantém participação activa sob a forma de comunicações científicas em vários congressos nacionais e internacionais.

O serviço mantém áreas de investigação clínica quer autónoma, quer em parceria com a Universidade de Aveiro ou através da participação em estudos clínicos internacionais.

 

Links

Sociedade Portuguesa de Cardiologia  www.spc.pt

Sociedade Portuguesa de Hipertensão  www.sphta.org.pt

Fundação Portuguesa de Cardiologia  www.fpcardiologia.pt/

Instituto Português do ritmo cardíaco  www.iprc.pt

Associação Portuguesa de Portadores de pacemakeres e CDIs  www.apppc.pt

Associação Bate Bate coração www.batebatecoracao.pt

Direção Serviço – Dr. José António – Jose.Antonio.11114@chbv.min-saude.pt

13

 

 

 

 

 

Enfermeira Chefe – Enf.ª Elsa Rodrigues – Elsa.Rodrigues.12166@chbv.min-saude.PT

35

 

 

 

 

Médicos Especialistas:

Dr. José António

Dra. Raquel Ferreira

Dra. Ana Catarina Faustino

Dra. Ana Maria Briosa Neves

Dra. Ana Mota Oliveira

Dra. Anabela Gonzaga

Dr. Jesus Viana

Dr. João Morgado

Dr. Luis Santos

Dra. Manuela Vieira

Dr. Mesquita Bastos

Dr. Pedro Cardoso

 

Médicos Internos:

Dr. Tiago Adrega

Dr. José Luís Martins

Dr. Pedro Carvalho

Secretariado

Susana Melo

Telefone 234 378 376