República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
dermatologia

A Dermatovenereologia é a área da Medicina que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças cutâneas (pele, mucosas e anexos) nas suas diversas vertentes: inflamatória, neoplásica, metabólica e genética, atuando também no contexto das doenças sexualmente transmissíveis.

A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo em média 2 metros quadrados de área num individuo adulto. Para além de ser o nosso involucro e a sua patologia condicionar frequentemente um impacto importante na qualidade de vida dos doentes, as doenças cutâneas podem refletir alterações de outras zonas do nosso corpo e para além disso, podem ter repercussão noutros órgãos.

 

“O que há de mais profundo no homem é a pele” – esta é uma frase de Paul Vallery, que define elegantemente a importância deste involucro e a sua intrínseca relação com o corpo como um todo.

 

O SERVIÇO

O Serviço de Dermatologia localiza-se no Edifício Central do Polo de Aveiro do Centro Hospitalar, no Rés-do-chão da consulta externa, tendo um espaço próprio.

É constituído por 3 Gabinetes de Consulta, uma Sala de Pensos, uma Sala de Cirurgia de Ambulatório e uma Sala de Fototerapia.

 

A atividade assistencial divide-se em:

Consulta Externa:

Consulta de Dermatologia Geral

Consulta de Dermatologia Pediátrica (Dr.ª Sónia Coelho, Dra. Leonor Ramos)

É uma consulta orientada para as patologias da idade pediátrica e adolescentes até aos 15 anos e para as características particulares desta população.

Consulta de Lesões Pigmentadas (Dr.ª Inês Coutinho)

Destina-se ao acompanhamento de doentes com lesões pigmentadas, tendo como principal objetivo a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento atempado de melanoma maligno. Dispõe de um Dermatoscópio Digital Computorizado, equipamento que permite o registo das imagens fotográficas clínicas e dermatoscópicas dos “sinais” permitindo um seguimento das mesmas.

Consulta de Imunossupressão  (Dr.ª Manuela Loureiro)

Destina-se ao acompanhamento e diagnóstico de afeções cutâneas em doentes seropositivos para o HIV 1 e 2 e reflete a colaboração com outros serviços, como o serviço de Infeciologia e Medicina Interna.

Recebe também doentes referenciados por suspeita de doenças sexualmente transmissíveis.

Consulta de Urgência Adultos e Pediátrica

 

Unidade de Fototerapia

Destina-se ao tratamento de doenças (psoríase, vitíligo, linfoma cutâneo de células T, eczema, entre outros) que são sensíveis à radiação ultravioleta. Esta consiste na exposição da pele, sob controlo médico, em cabine emissora de ultravioletas A ou B, combinada ou não com a ingestão de medicamento que aumenta a sensibilidade aos ultravioletas.

Cabine Waldmann 7002 (UVB 311 e Fotoquimioterapia PUVA)

Plataforma Mãos – Pés UV 181 / UV 200

Funciona diariamente das 8h às 15 horas dispondo de uma Enfermeira Assistente que programa o equipamento com o protocolo definido pelo Médico. Cada ciclo de fototerapia tem uma duração variável conforme a patologia. Ao longo das sessões os doentes têm observações Médicas periódicas.

 

Unidade de Cirurgia Dermatológica

O Serviço realiza pequena e média cirurgia e diversas técnicas:

 Cirurgia convencional com bisturi

Criocirurgia

Electrocirurgia

Peeling Químico com ácido tricloroacético

Lasercirurgia com Laser CO2

Convencional (tumores benignos e malignos epiteliais superficiais)

Fraccionado (cicatrizes de acne e outra etiologia)

 

 

Unidade de Pensos

Apoio especializado de doentes com úlceras de perna de diferentes causas bem como seguimento pós-operatório dos doentes.

 

Parcerias

Hospitais da Universidade de Coimbra

  1. Protocolo de prestação de Serviços de duas Dermatologistas uma vez por semana.
  2. Testes epicutâneos – estudo de dermites de contacto alérgicas
  3. Cirurgia Dermatológica – gânglio sentinela e cirurgia de alguns tumores cutâneos,
  4. Quimioterapia e radioterapia

Instituto Português de Oncologia de Coimbra

  1. Cirurgia Dermatológica

gânglio sentinela e cirurgia de alguns tumores cutâneos extensos

  1. Quimioterapia e radioterapia

Dermatopatologia

 O Centro Hospitalar tem uma parceria externa com uma unidade de dermatopatologia.

Área da Dermatologia que se dedica ao estudo e diagnóstico microscópico das suas patologias, sendo considerada uma subespecialidade pela Ordem dos Médicos. É o exame de diagnóstico mais importante no estudo de algumas dermatoses.

 

Direção Serviço – Dra. Sónia Coelho – Sonia.Coelho.11360@chbv.min-saude.pt

É Diretora do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga desde Abril 2009.7Especialista em Dermatologia Médica e Cirúrgica pelos Hospitais da Universidade de Coimbra desde 2007. Responsável pela Unidade de Fototerapia e pela Consulta de Dermatologia Pediátrica e Dermatoscopia Digital Computorizada. Áreas de Interesse: Psoríase, Fototerapia, Dermatologia Pediátrica e Cirurgia Dermatológica.

 

 

Enfermeira Coordenadora – Enf.ª Eunice Garcez – Eunice.Garcez.12245@chbv.min-saude.pt

enf-a-eunice

 

 

 

 

CORPO CLÍNICO

Dra. Sónia Coelho

Especialista em Dermatologia pelos Hospitais da Universidade de Coimbra. Diretora de Serviço.

Dra. Manuela Loureiro

Especialista em Dermatologia pelo Hospital de Santa Maria.

Dra. Inês Coutinho

Especialista em Dermatologia pelos Hospitais da Universidade de Coimbra. Prestação de serviços Médicos em protocolo com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Dra. Leonor Ramos

Especialista em Dermatologia pelos Hospitais da Universidade de Coimbra. Prestação de serviços Médicos em protocolo com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

EQUIPA DE ENFERMAGEM

Enf. Eunice Garcez

Enfermeira coordenadora do Serviço.

Duas Enfermeiras assistentes

 

Outras áreas

Iconoteca

O Serviço dispõe de uma Iconoteca digital com as Fotografias catalogadas por patologias.

O objetivo primordial dos elementos que constituem o Serviço é uma prestação de qualidade na área da Dermatologia com a satisfação dos nossos utentes e a continuação da dinamização do serviço contribuindo assim ao crescimento do Centro Hospitalar.