República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
neurologia

A Neurologia é uma especialidade médica que lida com doenças do sistema nervoso (central, periférico e autonómico), da junção neuromuscular e do músculo, sejam inatas, de desenvolvimento ou adquiridas. É uma área do conhecimento em constante evolução, em simbiose com o extraordinário desenvolvimento das Neurociências Básicas.

Os métodos clínicos dos neurologistas estão ancorados a técnicas semiológicas singulares, distintas das outras áreas da Medicina. O processo de diagnóstico assenta na localização da lesão, para a qual contribuem mais o exame neurológico e a anamnese junto do doente e família do que quaisquer outros elementos provenientes de exames auxiliares de diagnóstico, o que faz da Neurologia uma das áreas mais enigmáticas da medicina.

O Serviço de Neurologia do CHBV foi criado em 1982 pela Dra. Carolina Araújo, tendo vindo, ao longo do tempo, a encetar um esforço conjunto no sentido do crescimento e diferenciação da sua actividade assistencial. Depois da Dra. Carolina Araújo, o cargo de Director foi assumido pelo Dr. José Rente, que se mantém em funções até hoje.

Actualmente, a prestação de cuidados neurológicos distribui-se, fundamentalmente, entre 5 valências:

1.  Internamento

2. Consulta externa

3. Hospital de dia

4. Urgência

5. Neurofisiologia/Electroencefalografia

A Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, criada pelo Serviço de Neurologia em 2008, passou a ser coordenada pela Especialidade de Medicina Interna em Agosto de 2016

 

Internamento

As camas atribuídas à especialidade de Neurologia são seis e estão integradas no Serviço de Especialidades Médicas, situado no 1º piso do Edifício Rui Araújo do Pólo de Aveiro do CHBV. O serviço dispõe de um Manual de Acolhimento do Utente, que é fornecido aos doentes e seus familiares. A equipa de enfermagem é constituída por 17 profissionais, dos quais quatro são Especialistas em Reabilitação e Médico-Cirúrgica.

As patologias neurológicas mais frequentemente abordadas em contexto de internamento são as demências rapidamente evolutivas, epilepsias mal controladas, cefaleias secundárias, doenças desmielinizantes, polirradiculonevrites agudas e síndromes extrapiramidais de evolução atípica.

 

Consulta Externa

A valência da consulta constitui, actualmente, o maior volume percentual do movimento assistencial do Serviço. É efectuada no Pólo do Hospital de Aveiro e no Pólo de Águeda. Subdivide-se nas seguintes áreas:

 

Consulta de Neurologia Geral

Seguimento de doentes com patologias neurológicas não degenerativas, não enquadráveis nas consultas de subespecialidade existentes (cefaleias, epilepsias, queixas mnésicas inespecíficas, alterações sensitivas, …). 

 

Consulta de Defeito Cognitivo

Avaliação, investigação complementar e seguimento de doentes com Defeito Cognitivo Ligeiro e Demências em diferentes estadios de evolução (Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Lewy,…).

 

Consulta de Doenças Desmielinizantes

Acompanhamento regular de doentes com Esclerose Múltipla e outras patologias desmielinizantes e auto-imunes com envolvimento do sistema nervoso.

 

Consulta de Doenças do Movimento

Destinada aos doentes com tremor, síndromes extrapiramidais (como a Doença de Parkinson), tiques, distonias e ataxias hereditárias.

 

Consulta de Doenças Degenerativas

Seguimento de doenças neurodegenerativas/crónicas não incluídas nas restantes consultas, como, por exemplo, as doenças de foro neuromuscular (miopatias, miastenias, polineuropatias hereditárias,…).

 

Consulta de Epilepsia (em fase de aprovação institucional)

 

Hospital de Dia de Neurologia/Ambulatório

Proporciona a possibilidade da realização de procedimentos diagnósticos, como a punção lombar, e a administração de terapêuticas parentéricas, sem necessidade de internamento. É frequentado, maioritariamente, por doentes portadores de Esclerose Múltipla, mas também por doentes com Doença de Pompe, Miastenia Gravis e Polineuropatias Desmielinizantes.

Fazem-se, também, Consultas de Enfermagem de Neurologia/Doenças Desmielinizantes, onde são realizados ensinos aos doentes com Esclerose Múltipla.

 

Urgência

O Serviço de Urgência é a porta de entrada no hospital para muitas patologias do foro neurológico, pelo que a presença de um Neurologista na urgência se reveste de extrema importância. No último ano, foi realizado um esforço no sentido de melhorar esta resposta, com a contratação de colaboradores externos ao serviço, que têm premiado o CHBV com a prestação de cuidados neurológicos de elevado nível.

 

Neurofisiologia/Electroencefalografia

O Serviço de Neurologia compreende um Laboratório de Electroencefalografia, coordenado pelo Técnico de Neurofisiologia Dr. Paulo Costa, onde são realizados os electroencefalogramas de rotina e com prova de sono pedidos pelos vários Serviços do CHBV.

 

Direção Serviço – Dr. José Rente – Jose.Rente.11076@chbv.min-saude.pt

Enfermeira Chefe – Enf.ª Conceição Neves – Conceicao.Neves.12132@chbv.min-saude.pt

Médicos

– José Rente

– Francisco Camões

– José Manuel Santos

– Joana Domingues

– Liliana Letra

 

Enfermeiros

– Conceição Neves

– Paula Lourenço

– Dina Dias

– Marlene Quintinha

– Ana Raquel Santos

– Eugénia Martinho

– Inês Silva

– Andreia Tavares

– Ana Catarina Silva

– Adriana Santos

– Ana Catarina Ferreira

– Daniela Luis

– Ana Catarina Garrett

– Ana Cláudia Vilela

– Inês Alçada

– Luísa Santos

– Marisa Silva

 

Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica

– Paulo Costa

 

Assistentes Operacionais

– Paula Loureiro

– Emília Pinheiro

– Maria Adelaide Mota

– Maria Ascensão Reis

– Cristina Amieiro

– Rosa Lopes

– Maria Irene Silva

– Maria Luciana Ribeiro

Contacto telefónico directo do internamento – 234 892 081

Contacto telefónico da Secretária de Piso – 234 378 379