“Desconfinar os Afetos”
O último ano não tem sido fácil… Os desafios a que fomos sujeitos, superaram o nosso imaginário e as mudanças chegaram sem sequer avisar…
Fomos obrigados a separarmo-nos dos nossos entes queridos – filhos, pais, irmãos, avós – e dos nossos amigos, que são o nosso suporte emocional. Foram sacrifícios pessoais muito grandes e de enorme desgaste emocional. A saudade é algo que dói. O telefone e a internet ajudaram, mas ficou muito aquém do necessário… da presença, do abraço, dos beijos, dos miminhos…
Chegada a hora de desconfinar, com a calma e prudência necessária, impõe-se reorganizar o trabalho e a vida pessoal e familiar de forma interligada, garantindo o nosso Bem-Estar e a nossa qualidade de vida.
Necessitamos de DESCONFINAR OS AFETOS!
O mês de abril é o mês dedicado à prevenção dos maus tratos na infância. Um dos símbolos desta campanha é o Laço Azul.
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos.
O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos. – A História do Laço Azul (Blue Ribbon).
Além de assinalar este dia e de nos recordarmos que esta realidade existe, continuamos a apostar que, a melhor forma de prevenção, é a de cultivar o bom trato, começando em cada uma das nossas casas.
O Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do CHBV em parceria com a CPCJ de Aveiro, quer comemorar este mês com todos os profissionais do CHBV e a população de Aveiro, contribuindo para um desconfinamento de afetos em família, superando o que ficou suspenso no tempo.
Propomos-vos “desafios em família”:
- Construir um laço azul e colocá-lo na vossa janela, no carro ou trazê-lo na lapela.
- Dia Azul – dia 14/4 – todos são convidados a juntar-se a esta iniciativa, vestindo uma peça de vestuário de cor azul.
- Calendário “Afetos … A melhor forma de Prevenção” – vamos viver cada dia do mês em partilha com os nossos de casa com atividades e cuidados.
- “Quanto-queres” vamos construir e viver momentos agradáveis em família.
“ Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante” (O Pequeno Príncipe)
Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do CHBV