República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
imagem CAC

CHBV ADERE AO PROJETO EUROPEAN HEALTH DATA EVIDENCE NETWORK

No âmbito do Centro Académico Clínico – Egas Moniz Health Alliance (CAC-EMHA), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE aderiu, no passado dia 11 de janeiro, ao projeto European Health Data Evidence Network (EHDEN), cujo financiamento europeu ascende a 100 mil euros. Este projeto irá permitir a criação de um repositório de dados de saúde, em cada um dos Centros Hospitalares que integram o CAC-EMHA (Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga), harmonizado segundo a norma internacional de representação de dados de saúde para efeitos de investigação científica – OMOP CDM.
Com a adesão ao projeto EHDEN os investigadores do CHBV passam a poder aceder de forma automática, gratuita e, sobretudo, mais célere, a extrações dos dados de doentes para fins de investigação clínica. Passam, também, a ter acesso à informação dos doentes de outras instituições parceiras da iniciativa EHDEN, para realizarem projetos de investigação. Com a adesão a este projeto, os investigadores do CHBV serão, igualmente, desafiados, por instituições internacionais de referência, a participar em projetos de investigação, promovidos por entidades da rede EHDEN, motivando, assim, a investigação em rede e cooperativa dos investigadores do nosso Centro Hospitalar com investigadores Europeus.
Do total dos 187 parceiros do projeto EHDEN, destacam-se, a nível internacional, o Charité – Universitätsmedizin Berlin (Alemanha), o University of Amsterdam / Universiteit van Amsterdam Medical Center (Países Baixos) e o Centre Hospitalier Universitaire (CHU) de Bordeaux (França).
O European Health Data Evidence Network é uma rede de entidades de saúde que pretende adotar uma forma de registo dos dados em saúde, harmonizada a nível europeu, garantindo, sempre, o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados. Lançado em novembro de 2018 para fazer face aos desafios atuais na criação de conhecimento e evidências, o EHDEN serve de apoio a doentes, médicos, indústria, e visa a compreensão do bem-estar, doença, tratamentos, resultados e o desenvolvimento de novas terapêuticas e dispositivos.
O financiamento europeu apoiará os Centros Hospitalares a implementar o projeto através da aquisição de capacidade digital de armazenamento de dados dos três Centros Hospitalares do CAC-EMHA, em parceria com a empresa MTG Research & Development Lab.
*𝙘𝙧𝙚́𝙙𝙞𝙩𝙤𝙨 𝙛𝙤𝙩𝙤𝙜𝙧𝙖𝙛𝙞𝙖: 𝙐𝙣𝙞𝙫𝙚𝙧𝙨𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝘼𝙫𝙚𝙞𝙧𝙤