República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
Gravida

EM CONDIÇÕES ESPECÍFICAS, PAI VOLTA A PODER ASSISTIR A TRABALHO DE PARTO

O Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga está a chamar as mulheres com gravidez de termo para as testar previamente à COVID-19, programando, desta forma e de acordo com critérios obstétricos, o parto.

Face à evolução das condições de prestação de cuidados, o Serviço considera estarem reunidas as condições para que os pais possam acompanhar em segurança, quer os partos programados, quer os partos urgentes, desde que se encontrem devidamente equipados com os equipamentos de proteção individual, não existindo já a necessidade de realização prévia de um teste à COVID-19.

Já no caso de cesarianas eletivas, o pai, como já é habitual nestas situações, não pode assistir à intervenção, mas pode ver o bebé logo após o nascimento.

Promotor da presença do pai em todas as fases da gravidez (e, naturalmente, no momento do nascimento), o Serviço de Obstetrícia, sem descurar as normas de segurança, com esta possibilidade inicia a reposição, paulatina, de procedimentos que considera significativos.