República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
398535-PCOFKY-936

RECOMENDAÇÕES PARA DONATIVOS ALIMENTARES A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

“A alimentação saudável não está de quarentena!”

Uma nutrição e hidratação adequada contribuem, de um modo geral, para o bem-estar de todos, com mais saúde e melhor desempenho profissional.
O Serviço de Nutrição informa que em situação de crise, como a que atualmente se vive, deve ser assegurada uma ingestão adequada de alimentos com função protetora, ricos em vitaminas e minerais, tais como hortícolas (sob a forma de crus ou cozinhados ou em sopas) e frutas frescas; alimentos energéticos, tais como cereais e derivados (privilegiando os menos refinados ou os integrais), fruta desidratada, e frutos oleaginosos (nozes, amendoins, amêndoas, etc.); bem como de lacticínios (leite, iogurte, queijo). Deve também garantir-se uma boa hidratação, através da ingestão de água, chá ou infusões não açucaradas. A ingestão de alimentos processados, com elevado teor de açúcares simples, gorduras saturadas e/ou sal, ainda que apetecível, deve ser evitada.

O CHBV agradece aos vários anónimos e empresas que se têm associado a esta causa, através da oferta de diversos géneros alimentícios. Porém, e de forma a manter a segurança alimentar e evitar o desperdício, solicitamos que as ofertas sejam articuladas com o Secretariado da Administração através do contacto abaixo indicado.
Os seguintes alimentos são os mais bem-vindos:  snacks de fruta desidratada ou de frutos oleaginosos, bolachas simples, barras de cereais nutricionalmente equilibradas, leite, água, néctares e sumos 100% de frutas.

Contacto: sec-adm@chbv.min-saude.pt