República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
vista-de-fundo-abstrata-do-fundo-abstrato-borrada-em-direcao-ao-vazio-do-lobby-do-escritorio-e-portas-de-entrada-e-cortina-de-vidro-com-quadro_1339-6364

Retoma das Visitas a doentes internados (áreas não covid)

Desde abril de 2021, o CHBV permite a entrada de um acompanhante, durante 30 minutos, em horários estipulados pelos serviços. Estes horários foram definidos de forma a evitar o cruzamento de acompanhantes nas enfermarias.
No entanto, na passada quinta feira, dia 23 de setembro, em reunião de Conselho de Ministros foi determinado que, a partir do próximo dia 01 de outubro, as visitas em estabelecimentos de saúde são possíveis, desde que seja apresentado um certificado ou teste negativo.
Tendo consciência que são inúmeros os benefícios das visitas de familiares e/ou amigos a doentes internados, há que encontrar soluções que, sem colocar em causa a segurança de doentes e profissionais, permitam dar cumprimento a esta nova determinação do Governo.
Esta proposta abrange todos os serviços com doentes internados, à exceção dos internamentos COVID, Pediatria/UCIN, Ginecologia/Obstetrícia.
O regime de visitas poderá ser ajustado, por cada serviço, em doentes em estado considerado terminal.

 

Assim, a partir do dia 1 de outubro, será adotado o seguinte modelo:
> Manutenção do modelo atual de visitas com acréscimo de permissão de entrada de mais um visitante por doente que pode ser uma figura diferente todos os dias mas obrigatoriamente tem de efetuar a visita nos mesmos horários pré-definidos que a pessoa de referência (acompanhante);
> Manter a duração da presença de pessoa de referência da e do visitante na enfermaria até 30 minutos;
> À pessoa de referência e ao visitante, no início de cada visita, deverá ser solicitado o certificado de vacinação/recuperação ou certificado de testagem RNA e confirmada a identificação com o respetivo documento de identificação;
> Garantir que são cumpridas as boas práticas emanadas pelo CHBV entre elas a higienização das mãos e a utilização de máscara cirúrgica.

Author Info

Ana Ferreira