República Portuguesa | Saúde Portal do SNS
apcer

SERVIÇO DE IMUNOHEMOTERAPIA DO CHBV CERTIFICADO SEGUNDO A ISO 9001

O Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE encontra-se certificado, desde a passada sexta-feira, dia 21 de julho de 2023, pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação) pela Norma NP EN ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade.

Com a presente certificação, o Serviço Imunohemoterapia comprova a sua capacidade técnica e a excelência clínica, assegurando a confiança segundo os mais altos padrões de qualidade. A ISO 9001 é a norma internacional para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) que assegura consistência e aperfeiçoamento de práticas de trabalho, incluindo os serviços prestados, com o objetivo de garantir a satisfação e as expectativas e necessidades dos seus utentes. Trata-se de uma inegável ferramenta da gestão da qualidade, que auxilia os serviços de saúde na melhoria contínua clínica e organizacional.

Para Lúcia Borges, Diretora do Serviço de Imunohemoterapia, “a certificação agora atribuída é uma confirmação do bom trabalho que o Serviço de Imunohemoterapia tem vindo a desenvolver. Existe, sem dúvida, um envolvimento de todos os profissionais no cumprimento dos requisitos normativos, estatutários, regulamentares e na promoção da melhoria contínua. Esta certificação permite ao Serviço potenciar, continuamente, o seu desempenho e manter o foco na qualidade dos serviços prestados aos nossos utentes”.

Este é mais um reconhecimento da qualidade dos serviços deste Centro Hospitalar. Para a Presidente do Conselho de Administração do CHBV, EPE, Margarida França, este processo de Certificação “representa o profissionalismo e empenho de todos os Colaboradores deste Centro Hospitalar e reforça o compromisso coletivo na diferenciação, qualidade e segurança dos cuidados prestados numa especialidade médica de elevada complexidade técnica e risco. O reconhecimento oficial externo, pela APCER, com a certificação do serviço de Imunohemoterapia, faz parte da estratégia da criação de um sistema integrado de gestão da qualidade no CHBV, no qual se enquadram igualmente as recentes renovações da acreditação do Departamento da Mulher e da Criança e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga pelo Programa Nacional de Acreditação em Saúde da DGS, os quais foram pioneiros na obtenção deste reconhecimento”.